Planejamento estratégico sistêmico

Por que sua empresa precisa do PES (planejamento estratégico)? Vai proporcionar o movimento do ponto A para o ponto B de forma segura e garantida.

Por que Contratar um Planejamento Estratégico?

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Ajuda a definir objetivos claros:

Uma das principais vantagens do planejamento estratégico é que ele ajuda a empresa a definir objetivos claros e específicos. Em vez de vagas aspirações, como "crescer" ou "ser rentável", o planejamento estratégico ajuda a empresa a estabelecer metas mensuráveis e alcançáveis. Esses objetivos podem ser de curto prazo ou de longo prazo, mas devem estar alinhados com a visão e missão da empresa

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Identifica oportunidades e ameaças:

O planejamento estratégico também ajuda a empresa a identificar oportunidades e ameaças em seu ambiente externo. Isso pode incluir mudanças no mercado, novas tecnologias, concorrentes emergentes e mudanças nas regulamentações governamentais. Identificar essas oportunidades e ameaças permite que a empresa se adapte rapidamente às mudanças no ambiente de negócios e capitalize oportunidades emergentes.

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Avalia recursos e competências:

Outra vantagem do planejamento estratégico é que ele ajuda a empresa a avaliar seus recursos e competências internos. Isso inclui a análise dos recursos financeiros, humanos e materiais da empresa, bem como as habilidades e conhecimentos de sua equipe. Com essa avaliação, a empresa pode identificar lacunas em seus recursos e competências e implementar medidas para preencher essas lacunas.

Entendendo o Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico Sistêmico é uma metodologia que integra todos os setores da empresa.

A metodologia PES combina 16 estratégias de mercado para ligar o objetivo da organização a todos os processos. São elas:

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Definição de propósito
Entenda o porquê da sua empresa existir
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Diretrizes estratégicas
Defina a missão, visão e valores do seu negócio
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5 forças de Porter
Análise o ambiente competitivo para determinar o melhor posicionamento do seu negócio diante dos concorrentes
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Cadeia de Valor
Organize os seus processos e gere o melhor valor para seu cliente
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Matriz SWOT Cruzada
Tire vantagem das suas análises para trazer melhores benefícios para o seu negócio
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Público-alvo
A definição de público alvo é de extrema importância para a análise do mercado. Esta parte do trabalho visa identificar esse público para definir e comunicar de forma clara onde provavelmente se concentra os clientes da empresa.
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Arquétipos
Descubra o perfil psíquico da sua empresa presente no inconsciente coletivo.
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Definição de personas + Mapa de empatia
Definido o propósito, entendidas as oportunidades do mercado e definido a forma de comunicação, devemos mapear as personas que serão atingidas pelo seu negócio.
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Matriz BCG
Acompanhe o ciclo de vida do seu produto.
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Curva ABC
Principal objetivo da curva ABC e destacar do portfólio os produtos que são mais importantes para o negócio. Sendo assim, ela é usada para hierarquizar o estoque.
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Oceano azul
Fuja do mar de concorrência e descubra novos oceanos inalcançáveis.
Governança
Domine a liderança, estratégia e controles para melhorar a gestão da sua empresa.
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Jornada do cliente
Defina de forma clara e objetiva todos os passos que um cliente irá realizar, durante seu processo de compra, indiferente ao meio que irá utilizar para isso.
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Demonstração de Resultado
Calcule o desempenho financeiro da sua empresa e descubra se houve lucro ou prejuízo.
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Funil de vendas
Representação gráfica da jornada do cliente, a partir do momento em que ele conhece o seu produto, até o fechamento da venda.
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Balanced Scorecard
Indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa está a caminho da direção certa.

Etapas do Planejamento Estratégico Sistêmico

Diagnóstico

  • Avaliamos a sua empresa para conhecer os desafios enfrentados
  • Estudamos o cenário e fazemos propostas com base na avaliação

Estruturação

  • Estabelecemos o planejamento com base nas suas reais necessidades
  • Definimos os indicadores de controle para medir o desempenho da estratégia

Implementação

  • Fazemos acontecer, seguindo o plano de ação determinado no planejamento
  • Acompanhamos o andamento dos processos de perto, auxiliando a sua equipe

Acompanhamento

  • Revisamos continuamente os processos e as métricas estabelecidas
  • Usamos dados e tecnologia para levantar informações sobre a implementação

Nosso Planejamento Estratégico é orientado pelo BSC

O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia que se baseia na definição de objetivos dentro de quatro grupos de diretrizes, desdobrando os objetivos em metas e metas em ações controláveis e alcançáveis.

Perspectiva Financeira

Começamos o planejamento pelos objetivos financeiros, definindo metas de faturamento, de lucratividade, entre outras, aumentando o potencial de resultados.

Perspectivas Dos Clientes

Para alcançarmos os objetivos financeiros, é necessário atingir o mercado, ou seja, os clientes com ações comerciais que geram resultado em vendas

Perspectiva dos Processos Internos

Traduzimos todos os objetivos e metas em processos. Ou seja, definimos quais são os procedimentos necessários para direcionar o time comercial e apoiar as vendas através de produção interna.

Perspectiva da Inovação (Aprendizado e Crescimento)

Para que os processos funcionem, resultem em vendas e assim atingindo os objetivos financeiros, é necessária uma equipe bem treinada para garantir a efetividade das diretrizes, além de tecnologia orientada para esses resultados.

O Balanced Scorecard (BSC) e o Planejamento Estratégico Sistêmico (PES) são abordagens complementares para o gerenciamento estratégico de uma organização.

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