Sustentabilidade: conheça a máquina da Embrapa que limpa frutas e legumes sem usar água

Protótipo desenvolvido pela Embrapa Instrumentação promete garantir a economia de água na lavagem de frutas e legumes, isso pode garantir mais sustentabilidade para vários setores do agronegócio. 

 

 

Na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, pesquisadores da Embrapa Instrumentação desenvolveram uma máquina que limpa legumes e frutas sem utilizar-se de água. Já aprovado para a produção em escala, o equipamento deve chegar às lojas em junho deste ano.

 

O objetivo do desenvolvimento dessa máquina, além da economia de água, é ajudar produtores que precisam lavar toda a sua colheita antes de fazer a classificação dos alimentos, onde os frutos são divididos por nível de maturação, tamanho, entre outros processos.

 

Em entrevista concedida para o G1, um agricultor afirmou usar de 80 a 100 litros de água para lavar 10 caixas de pimentão. No caso de fazendas, mesmo com o uso de máquinas para a lavagem e seleção, o desperdício de água continua grande. Para lavar tomates, por exemplo, estima-se que o gasto de água seja de 200 a 500 mil litros no período mensal.

 

Na nova máquina de limpeza desenvolvida pelos estudiosos de São Carlos, existem cerdas que higienizam os fruto, através de uma espécie de escovação. Em máquinas convencionais, o fruto vai passando por cima das escovas, de forma horizontal, enquanto no novo equipamento, o fruto caminha por entre as escovas, obtendo assim uma limpeza mais eficiente.

 

A máquina deve passar por alguns ajustes antes de partir para a comercialização, mas segundo os pesquisadores, o valor de venda será acessível para pequenos produtores.

Contudo, vale lembrar que o uso da novidade não dispensa a lavagem antes do consumo e preparo em casa, no caso de quem é comprador dos frutos.

Spread the word. Share this post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *