Entenda a importância do capital de giro no agronegócio

O capital de giro no agronegócio é de extrema importância. Controlar e avaliar os recursos empregados é fundamental para entender quanto o seu negócio custa de fato. Além disso, para administrar corretamente o financeiro, é preciso ter total controle dos investimentos aplicados.

Quer saber por que gerenciar esses recursos é preciso para manter os lucros na lavoura? Continue conosco e entenda como esse valor impacta no ciclo produtivo da sua empresa rural!

Qual é a importância do capital de giro no agronegócio?

O capital de giro no agronegócio é quantidade necessária de dinheiro para que as atividades agropecuárias sejam mantidas. Ele inclui o montante preciso adquirir insumos, manter os colaboradores, quitar os saldos em aberto das operações, contas que precisam ser pagas, tributos etc.

Sendo assim, ao iniciar um processo produtivo, seja a safra ou a criação de animais, você vai precisar do capital para alimentar todos esses processos. Afinal, para iniciar a produção não basta ter a terra. Todas as tarefas desempenhadas vão carecer de recursos para funcionar. 

O montante vai ser usado durante toda a produção, arcando com as despesas para que o resultado final seja obtido. É importante ressaltar que ele fica alocado até que você tenha toda a produção pronta, para convertê-la em vendas.

Mas afinal, qual é a importância de ter capital de giro no agronegócio? A resposta é que você precisa dele para se manter funcionando. Vamos usar a analogia de uma corrida com um grande prêmio.

Você pode ter um carro de alto potencial, páreo para vencer as corridas, mas nada vai adiantar se ele não estiver abastecido, pois assim, não pode participar das competições. Pensando desse modo, é necessário investir em gasolina, até o momento em que — por meio desses recursos — a corrida é vencida e gera lucro.

O capital de giro tem a mesma função. Ele financia sua produção e permite que ela aconteça, suprindo as necessidades. Isso com o objetivo de transformar esses recursos em receita.

O mercado do agronegócio depende dos ciclos de produção para lucrar. Por isso, é preciso ter o dinheiro necessário para manter os processos. Esse é o único modo de se chegar ao período de vendas com os melhores itens e ganhar dinheiro para investir na próxima safra.

Por que é fundamental controlar a variação do capital?

A maioria dos agricultores utiliza o Plano Safra para conseguir o montante que vai ser utilizado para custear a operação. Porém, o valor é obtido com juros. Logo, aplicá-lo corretamente é essencial para evitar prejuízos na lucratividade.

O capital de giro pode sofrer variações durante a produção. Imagine que foi planejado usar 200 reais em determinada operação. No entanto, ao final do processo, outros 300 reais foram necessários para mantê-la. Sendo assim, houve um aporte de 300 reais, ou seja, a empresa está consumindo mais dinheiro do que o disponível para chegar aos resultados.

Observando e gerindo corretamente qual é a variação do capital de giro dentro de um período, você obtém a informação exata de qual é o valor que está sendo necessário para manter os processos funcionando. A partir daí, avalia se juros vão prejudicar a rentabilidade.

Medindo como o os recursos financeiros são consumidos pela sua produção, você pode conhecer todas as demais questões importantes. É possível saber onde a maior quantia é empregada, quantos gastos adicionais surgem no processo, como seu estoque é utilizado etc.

Assim, você consegue planejar melhor as próximas lavouras, além de propor medidas para controlar fatores que desviam os objetivos do caixa e agregam mais custos para o resultado final.

Quais são os benefícios de administrar corretamente o capital de giro?

Controlar o capital de giro e suas variações dentro dos períodos produtivos fornece informações úteis para o gerenciamento dos negócios. Analisá-las e empregar medidas a partir delas rende diversos benefícios para o agronegócio. Veja a seguir!

Aumenta a eficiência produtiva

Você consegue determinar se o seu processo é eficiente quando compara o valor que foi gasto com a receita que essa aplicação gerou. O controle correto do capital de giro permite obter esse índice. 

Assim, se é preciso investir muitos recursos para obter um baixo resultado, há gargalos no processo. A partir dessa identificação, você entende o que está impedindo um maior rendimento. Com isso, você consegue sanar esses problemas, aplicando as medidas necessárias. O resultado é o aprimoramento contínuo da produtividade.

Possibilita expansão com segurança

No agronegócio, existem muitas empresas que expandem suas atividades e não conseguem sustentá-las. A consequência é precisar fechar o empreedimento por falta de recursos. Porém, com uma avaliação estruturada do capital de giro, esse erro é evitado.

Com essa análise, o agricultor conhece o valor necessário para sustentar a nova operação, sem atrapalhar o dinheiro das produções que já são realizadas. 

O investimento em ativos imobilizados é feito adequadamente, já que o produtor vê quanto consegue desembolsar para isso e por quanto tempo. Assim, realiza a expansão sem desestruturar o negócio.

Favorece a realocação de recursos

Outro benefício direto é empregar os fundos com estratégia. Assim, os processos produtivos são mantidos com o que a empresa tem disponível, sem exigir novos montantes aplicados ou financiamentos, com mais juros correndo.

O estoque, por exemplo, oferece a possibilidade de ser revertido em dinheiro e posteriormente em novos insumos. Desse modo, a empresa não precisa buscar alternativas para atender às necessidades atuais, enquanto tem parte dos recursos paralisados.

O capital de giro no agronegócio deve ser organizado e estruturado, pois destina-lo bem é uma tática para atividades eficientes e de baixos custos. A administração adequada do recurso gera maior aproveitamento do dinheiro e fornece informações para evoluir o seu modo de produzir.

Compreendeu que gerenciar essa questão financeira resulta na melhora da lucratividade? Gostaria de contar com ajuda especializada para analisar e planejar os valores aplicados no negócio? Entre em contato conosco, temos soluções para ajudar a sua empresa!

Spread the word. Share this post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *